воскресенье, 27 мая 2018 г.

Estratégia de marketing da biblioteca universitária


Marketing A Biblioteca Acadêmica.
No complexo ambiente de informações de hoje, temos uma responsabilidade maior de comunicar os recursos e a experiência que nossas bibliotecas e bibliotecários fornecem, tanto em nossos campi como na sociedade. Abaixo estão os recursos para ajudá-lo a desenvolver uma campanha de marketing para sua própria biblioteca e exemplos dos esforços da ACRL para promover bibliotecas acadêmicas e de pesquisa.
Os bibliotecários da linha de frente e os bibliotecários precisam das ferramentas para desenvolver seus poderes pessoais de persuasão para avançar na agenda da biblioteca acadêmica. Esta publicação fornece conteúdo básico sobre persuasão, técnicas para persuadir os outros, aplicações de técnicas de persuasão para bibliotecas e processos recomendados e exemplos para persuadir outras pessoas em ambientes de ensino superior.
A defesa da linha de frente para as bibliotecas de faculdades e universidades tem tudo a ver com informar e persuadir. É uma parceria com seus bibliotecários e outros funcionários para colocar sua biblioteca acadêmica no centro das atenções em todas as oportunidades.
Este kit de ferramentas foi criado como parte da iniciativa da Presidente Camila Alire em 2009-2010 - Bibliotecas: o coração de todas as comunidades e se concentra em ferramentas práticas para ajudar a equipe da biblioteca a identificar diariamente as oportunidades de defender o valor das bibliotecas e seu próprio valor. .
Livros, artigos e outros documentos que fornecem informações e insights sobre advocacy a partir de uma perspectiva de biblioteca acadêmica, bem como o papel da biblioteca acadêmica agora e no futuro.
Como parte de @ sua biblioteca, a Campanha de Bibliotecas da América, a ACRL e a ALA fizeram uma parceria para criar um novo esforço de marketing nacional para aumentar a conscientização e o suporte de bibliotecas acadêmicas e de pesquisa. Incluem-se aqui informações sobre a campanha; um kit de ferramentas que inclui estratégias criativas, ideias práticas, estudos de caso e perfis, materiais de imprensa personalizáveis, listas de recursos e muito mais; recursos adicionais de marketing; e gráficos para download.
Faça o download da @ sua biblioteca Toolkit para Bibliotecas Acadêmicas e de Pesquisa (PDF ou Word) Acesse manuais e slides do 3M Library Systems e ACRL: Marketing Estratégico para Bibliotecas Acadêmicas e de Pesquisa Manual do Participante (documento Word; da sessão de treinamento 2003) Marketing Estratégico para Academic e Guia de Facilitação de Bibliotecas de Pesquisa (documento Word) Slides de Facilitação de Marketing Estratégico (apresentação em PowerPoint; da sessão de treinamento em 2003) Slides de Capacitação de Instrutores - Trainer (apresentação em PowerPoint; do workshop Train-the Trainer de 2003) Faça o download de sua biblioteca para bibliotecas acadêmicas e de pesquisa.
Participe desta lista de discussão, criada para auxiliar bibliotecários acadêmicos e de pesquisa no compartilhamento de ideias e melhores práticas em marketing e relações públicas.
Aprenda sobre a campanha publicitária da ACRL, voltada para os tomadores de decisão do campus e projetada para promover a importância dos bibliotecários no ensino e na pesquisa. Também estão incluídos exemplos de bibliotecas que adaptaram os anúncios para se promoverem em suas instituições e gráficos para download, para uso em seus próprios esforços promocionais.
Este guia incentiva os alunos a considerar o quão bem a biblioteca de uma faculdade ou universidade os ajudará a ter sucesso em sua carreira acadêmica e fornece uma série de perguntas relacionadas a instalações, recursos e serviços para avaliar as bibliotecas de suas possíveis instituições. Cópias impressas também estão disponíveis.

Estratégia de marketing da biblioteca universitária
Série de Conferências ASP, vol. 153, 1998.
Editores: U. Grothkopf, H. Andernach, S. Stevens-Rayburn e M. Gomez.
Editor Eletrônico: H. E. Payne.
Instituto de Astronomia, Universidade de Cambridge, Cambridge, Reino Unido
O marketing é frequentemente visto como um conjunto de estratégias e técnicas que pertencem a administradores fora da biblioteconomia. No entanto, como bibliotecários, estamos todos envolvidos no processo de marketing. A definição de marketing do UK Chartered Institute of Marketing afirma: “O marketing é o processo de gerenciamento que identifica, antecipa e fornece os requisitos do cliente de forma eficiente. ''. Assim, a essência do marketing envolve descobrir o que os usuários querem e, em seguida, preparar-se para atender a essas necessidades. Como bibliotecários, todos participamos desse processo de avaliação das necessidades de nossos usuários e de tentar realizá-las. Assim, já estamos comercializando nossas habilidades de informação na biblioteca. No entanto, para isso, efetivamente, os bibliotecários precisam adotar a função de marketing total, envolvendo pesquisa e análise de mercado, planejamento e promoção de serviços.
A pesquisa de mercado envolve a coleta sistemática, registro e análise de dados relacionados à demanda por um serviço ou produto (Katz, 1988). A organização pai precisa ser analisada em termos de fontes de financiamento, a contribuição que a biblioteca faz para a missão da organização controladora, os recursos disponíveis e as necessidades dos usuários. Existem duas funções básicas de pesquisa de mercado: (i) Reduzir a incerteza do processo decisório de marketing (ii) Monitorar e controlar o desempenho das atividades de marketing.
As informações coletadas por meio de pesquisa de mercado fornecerão a base para tomar decisões de marketing.
À luz da informação recolhida da pesquisa de mercado, as conclusões devem ser resumidas e indicadas como a base sobre a qual o plano de mercado se baseia. O plano de mercado é o processo real que estabelecerá as metas e objetivos de negócios da biblioteca e descobrirá como alcançá-los. Katz (1988) descreve "ações de marketing [como] mais eficazes quando as atividades relevantes são planejadas e coordenadas". O plano de marketing é a ferramenta que garantirá que os serviços e produtos da biblioteca sejam vistos de maneira clara e focada.
Uma vez que as necessidades dos usuários, as tendências futuras e os recursos disponíveis tenham sido estabelecidos, o bibliotecário está em posição de planejar os objetivos de marketing, os recursos a serem usados, o lugar e a escala de tempo da operação e as estratégias necessárias para alcançá-los. O processo de estabelecimento de metas e objetivos atenderá a vários propósitos. Ele fornecerá uma visão geral do serviço da biblioteca e dará orientação e orientação para alcançar os objetivos. Se possível, os objetivos devem ser quantificáveis, a fim de garantir uma avaliação eficaz. Uma vez definidos os objetivos, as estratégias necessárias para alcançá-las podem ser planejadas. Se algum dos objetivos mudar ao longo do tempo, o plano de mercado precisará ser atualizado.
Essencialmente, a promoção é o meio de informar seus usuários sobre o que você faz e o que você pode fazer. Os benefícios para aqueles que promovem seus serviços de biblioteca incluem: aumento do uso, aumento do valor na organização, educação dos usuários e mudanças de percepção.
O plano promocional emerge do plano de marketing. Tem a ver com como alcançar os objetivos que foram previstos. Envolve:
uma descrição do serviço que exige publicidade;
descrição do público alvo da publicidade;
detalhes do método de campanha a ser empregado, incluindo o tipo de publicidade.
a ser utilizado e método (s) de distribuição;
execução de campanha;
análise do desempenho da campanha.
A definição de objetivos promocionais claros também garantirá que o sucesso da campanha publicitária possa ser avaliado. De tempos em tempos, deve ser aceito que as atividades promocionais não atingiram seus objetivos. Neste ponto, as estratégias de marketing precisam ser reavaliadas no contexto do feedback recebido.
As atividades promocionais podem assumir muitas formas e a mídia promocional dependerá da natureza do público-alvo e dos objetivos promocionais.
Sua maneira, seja pessoalmente ou por telefone, afetará a classificação dos usuários na biblioteca. Você precisa ser profissional e usar procedimentos de qualidade, mas também precisa sorrir e estabelecer um relacionamento pessoal com o maior número possível de usuários. Se você reagir positivamente às reclamações, as pessoas serão encorajadas a falar sobre outras coisas que gostariam que fossem mudadas. Em vez de defender sua posição, pense em suas sugestões. Torne-se altamente visível, visite a sala de funcionários, memorize nomes, aprenda interesses de pesquisa da equipe. Faça questão de visitar os funcionários em vez de esperar que eles o visitem. Estabeleça os principais intervenientes e as pessoas que podem e querem ajudar.
Onde uma grande parte dos usuários está no e-mail, é uma maneira fácil de alcançá-los, de forma rápida e barata. Ele pode ser direcionado com mais precisão do que a maioria dos outros métodos e, portanto, é eficaz para atingir públicos específicos. Eu descobri que os funcionários respondem mais rápido aos e-mails do que qualquer outro meio. Ao manter listas de endereços atualizadas, diferentes grupos de usuários podem ser segmentados com versões diferentes da "mensagem" de publicidade.
A Internet tem o poder de melhorar a imagem da biblioteca e permitir que a biblioteca ofereça serviços aprimorados. Embora leve tempo para configurar e manter serviços na Internet, ele pode colher recompensas em termos de satisfação e reconhecimento do usuário. Uma home page da Biblioteca serve como uma ferramenta promocional que anuncia serviços internos de biblioteca e recursos de informações eletrônicas na web. As páginas devem incluir um link de e-mail para a biblioteca, facilitando o contato com o bibliotecário.
Boletins informativos e folhetos.
Boletins informativos e folhetos são um meio de fornecer informações. Um boletim informativo pode ser usado para listar novos sites interessantes, novos periódicos e serviços on-line, e talvez mais notícias científicas gerais de interesse. Não precisa ser longo, mas deve ser produzido regularmente. Panfletos e guias podem ser entregues e exibidos em quadros de avisos. O quadro de avisos da biblioteca deve estar em um lugar de destaque.
Depois de ter decidido sobre o meio de publicidade, você precisa considerar como transmitir a mensagem que deseja transmitir. O texto e o layout do anúncio são críticos.
O anúncio deve ser organizado com o texto impresso contra um pálido.
ou fundo branco, facilitando a leitura. "Espaço" branco é poderoso.
Use impressão de boa qualidade.
Não imprima textos em maiúsculas, pois é mais difícil de ler.
Use ilustrações e fotos.
Mantenha o layout interessante, com marcadores, sub-títulos e assim por diante.
Use cores fortes e manchetes cativantes e letras grandes.
Expresse o serviço / produto em termos de interesses dos leitores.
Use frases curtas, parágrafos curtos e evite palavras longas. Evite o jargão.
Veja os anúncios de outras pessoas e julgue por si mesmo o que é a atenção.
Um bom anúncio atrai atenção, desperta o interesse, cria o desejo e estimula a ação, conhecida como a sequência A-I-D-A.
Você precisa chamar a atenção do leitor. Dentro de dois segundos a maioria dos leitores desistem e seguem em frente para que seu trabalho seja prender a atenção deles nesses dois segundos e mantê-los lendo. A coisa mais importante sobre uma manchete é que deve enfatizar o benefício do serviço para o leitor. O trabalho das manchetes é responder à pergunta do leitor "o que há para mim?"
Uma vez que você chamou a atenção dos leitores, o próximo passo é transformar essa atenção em interesse genuíno. O primeiro parágrafo deve incentivar a leitura adicional. O anúncio deve enfatizar como os usuários ganharão positivamente com o novo serviço ou produto.
O próximo ingrediente crucial em seu anúncio é o desejo. Como você tem escrito o anúncio, você deveria estar cultivando um desejo em seu leitor de possuir o produto ou aproveitar seu serviço. No entanto, seja honesto e não exagere. Continue expressando o serviço em termos de interesse dos leitores.
O desejo precisa ser convertido em ação. Diga ao leitor o que fazer agora que você os persuadiu a usar o serviço - "Telefone este número", "Coloque data em seu diário", "Agir agora". Incentive a ação e o envolvimento. Quanto mais fácil você fizer o processo de entrar em contato com você, mais provável será que o façam.
O tempo e o custo envolvidos na publicidade precisam ser considerados. O que quer que você faça para promover seus serviços implicará custos, mesmo que seja apenas o custo do seu tempo, portanto, você precisa se certificar de que você obtenha benefício total para o custo incorrido. Também é importante anunciar no momento certo e com a frequência certa.
Referências:
Katz, B. 1988, Como comercializar serviços profissionais, Prentice Hall.
&cópia de; Copyright 1998 Sociedade Astronômica do Pacífico, 390 Ashton Avenue, San Francisco, Califórnia 94112, EUA.

Universidade de Newcastle.
Biblioteca da Universidade.
Plano Estratégico da Biblioteca Universitária 2017/18 - 2020/21.
O Plano Estratégico da Biblioteca foi produzido para orientar seu desenvolvimento de acordo com a Visão 2021 da Universidade. Ele identifica os propósitos e valores da Biblioteca e reúne as prioridades estratégicas que respondem aos ambientes institucional, de informação e tecnológico.
Objetivos estratégicos para a Biblioteca foram formulados para alinhar com os temas-chave de Aprendizagem e Ensino, Pesquisa e Inovação e Envolvimento. Os objetivos são sustentados por uma série de atividades capacitadoras que garantirão que a Biblioteca possa entregar a Estratégia de maneira eficaz.
Objetivo da Biblioteca da Universidade.
Desenvolver e fornecer serviços, recursos e ambientes de informação de alta qualidade e inovadores para apoiar a pesquisa, a aprendizagem e o ensino da Universidade e para beneficiar a comunidade em geral.
Os valores e princípios operacionais da Biblioteca.
O cliente é o coração de tudo o que fazemos Dedicamo-nos a fornecer um serviço amigável, profissional e eficiente Somos flexíveis e inovadores, garantindo que as necessidades dos clientes sejam atendidas e superadas Através de treinamento e desenvolvimento pessoal, garantimos a excelência e a experiência contínuas de nossos clientes. equipe Nosso ambiente de equipe solidário e inclusivo incentiva toda a equipe a contribuir e ter voz Envolvemo-nos ativamente com a comunidade para compartilhar, colaborar e inspirar Estamos entusiasmados em apoiar os interesses mais amplos da Universidade e melhorar sua reputação Promovemos acessibilidade, igualdade e diversidade em todos os nossos serviços.
O contexto do Planejamento Institucional.
Uma característica central da missão da Universidade na Visão 2021 é ser uma universidade cívica com uma reputação global de excelência acadêmica, e tem a busca do conhecimento e da compreensão como um de seus principais valores. O sucesso da Universidade depende de recursos de informação, serviços e tecnologias para apoiar as funções centrais de Aprendizagem, Ensino e Experiência do Aluno, Pesquisa e Inovação e Engajamento e Internacionalização. A Biblioteca tem um papel importante a desempenhar no apoio a toda a gama dessas estratégias institucionais.
A Estratégia de Aprendizagem, Ensino e Experiência do Aluno enfatiza a importância de fornecer acesso a ambientes nos quais a aprendizagem efetiva possa ocorrer. Isso requer melhorias contínuas na qualidade dos ambientes de informação física e virtual, juntamente com o alcance e a acessibilidade dos recursos e serviços de informação. Em seu compromisso de fornecer ensino e facilitar o aprendizado aplicado do mais alto padrão, a Estratégia prioriza especificamente o desenvolvimento e a incorporação de tecnologias de e-learning, o que proporcionará uma oportunidade e uma necessidade de vincular os recursos da Biblioteca ao emergente Digital Campus. A Biblioteca continuará a dar uma contribuição vital à experiência do aluno, apoiando o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e aprendizado independente, além de oferecer oportunidades de emprego para os alunos que contribuem de maneira importante para vários de seus serviços.
A Estratégia de Pesquisa e Inovação identifica a importância do ambiente e das instalações de pesquisa, que envolverá não apenas o fornecimento de recursos de informação apropriados, mas também o desenvolvimento de novos serviços, incluindo armazenamento, gerenciamento e preservação de dados em grande escala. A Biblioteca também está intimamente envolvida no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento e repositório de pesquisa para a Universidade. A necessidade de os pesquisadores disponibilizarem seus resultados de pesquisa sobre o Acesso Aberto e administrarem seus dados de pesquisa efetivamente, em resposta aos requisitos dos Conselhos de Pesquisa e Financiamento, envolverá a Biblioteca trabalhando com as Faculdades e outros Serviços para desenvolver a política da Universidade neste área e fornecer apoio adequado. A Biblioteca também contribui para o treinamento do pesquisador e fornece suporte contínuo na descoberta, uso e gerenciamento de recursos de informação.
Ao apoiar as estratégias de internacionalização e engajamento, a Biblioteca ajudará no desenvolvimento de serviços para parcerias e novas atividades no exterior, além de fornecer recursos e serviços para estudantes internacionais e pesquisadores em casa. Também contribuirá diretamente para vários projetos e atividades específicos de apoio ao engajamento, por meio de iniciativas voltadas para ampliar a participação e os vínculos com as escolas e o desenvolvimento de parcerias com organizações culturais locais, regionais e nacionais.
A Biblioteca contribui ativamente para construir a reputação da Universidade apoiando seus objetivos estratégicos, por meio de atividades profissionais no mundo da Educação Superior e da Biblioteca, e desenvolvendo e explorando seus recursos únicos e distintos para o benefício de toda a comunidade.
O contexto interno.
Questões significativas dentro da Universidade que orientarão a direção da Biblioteca e seus serviços durante o período de planejamento incluem o seguinte:
O programa da Universidade para o crescimento, juntamente com suas parcerias educacionais no Reino Unido e no exterior O desenvolvimento da Central de Ciência e implicações para a prestação de serviços de informação em um campus crescente (o Edifício de Ciências Urbanas em 2017 e o Centro de Aprendizagem e Ensino em 2019) A diversificação de programas e mudanças no equilíbrio da oferta de alunos de pós-graduação ensinados O desenvolvimento de cursos on-line, incluindo o Global MBA e cursos sobre plataformas abertas (eg MOOCS) Desenvolvimentos no NUIS, incluindo novos cursos, números adicionais de alunos e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, atividades de pesquisa, parcerias comerciais e apoio a DPC Foco na ampliação da participação e desenvolvimento de interesse em questões de transição, tanto na Universidade quanto entre estágios de estudo Compromisso com o desenvolvimento de habilidades para melhorar a empregabilidade como parte essencial da experiência do aluno e manutenção de relacionamentos com a comunidade de ex-alunos Metas para os resultados de NSS a nível escolar e institucional Aumentar a concentração de alojamento de estudantes no campus ou próximo dele, trazendo mais passos e 24 horas de vida mais próximas das bibliotecas O impacto dos Temas de Desafios Societais e o potencial requisito para apoiar recursos de informação e serviços desenvolvimento de estratégias para publicação de resultados de pesquisa em nível de Faculdade, Faculdade e Instituto O desenvolvimento de políticas universitárias sobre gestão e preservação de dados de pesquisa e a necessidade de lidar efetivamente com curadoria de dados e metadados Foco na melhoria, eficiência e valor de processos de negócios por dinheiro A necessidade de desenvolver competências de gestão em todos os níveis Alfabetização digital no contexto do Campus Digital.
O Contexto Externo.
As principais questões no ambiente externo que terão impacto na Biblioteca incluem:
Mudanças nos critérios de recrutamento de estudantes, incluindo o levantamento do limite de recrutamento a partir de 2015 Os requisitos dos Conselhos de Pesquisa e dos Conselhos de Financiamento para publicação de acesso aberto (OA) e Gerenciamento de Dados de Pesquisa A introdução e evolução do Quadro de Excelência em Ensino (TEF) de 2016 / 7 em diante Empresas editoriais acadêmicas que tentam expandir seus mercados e proteger suas margens de lucro diante da OA Desenvolvimentos na tecnologia de livros eletrônicos e aumento da disponibilidade de conteúdo digital de livros Novos modelos de negócios para produtos de informação, incluindo novas oportunidades de publicação de monografias de acesso aberto e uso de dispositivos eletrônicos móveis, dando novas oportunidades para a entrega de informações e implantação de ferramentas de aprendizagem O desenvolvimento de culturas digitais Maior disponibilidade de conjuntos de dados de pesquisa aberta levando a potenciais oportunidades e desafios para dados vinculados e compartilhamento de informações Desenvolvimentos em pedagogia e aprendizagem yles, que terão impacto na utilização de espaços de aprendizagem e na provisão de suporte ao aluno (alfabetização informacional, habilidades de redação, etc.) Aumentar a expectativa do cliente produzirá uma demanda maior pela personalização dos serviços A pressão para serviços compartilhados e colaboração nos serviços públicos legislação e licenciamento dos direitos de autor numa base europeia e transnacional.
Prioridades e Objetivos Estratégicos da Biblioteca.
As Prioridades Estratégicas da Biblioteca para os próximos cinco anos estão focadas nos seguintes temas:
SP2 - Fornecer apoio efetivo às pesquisas e pesquisadores da Universidade.
SP3 - Prestar serviços para a International University no Reino Unido e no exterior.
SP4 - Desenvolver, promover e explorar nossas coleções únicas e diferenciadas.
SP5 - Garantir a eficiência, a eficácia e a relação custo-benefício em todos os nossos serviços e operações.
Subjacente a estas prioridades está uma série de Objetivos Estratégicos, que são desenvolvidos como objetivos SMART dentro do plano de negócios anual da Biblioteca. O plano de negócios é desenvolvido de forma colaborativa pela equipe da Biblioteca em todos os níveis, com atividades patrocinadas e monitoradas pelo Grupo de Estratégia da Biblioteca. Dentro de cada tema estratégico, os objetivos estratégicos (SO) são os seguintes:
SP1 - Apoiar o programa da Universidade para crescimento e diversificação no ensino e aprendizagem.
SP2 - Fornecer apoio ativo e efetivo às pesquisas e pesquisadores da Universidade.
SP3 Prestar serviços para a International University no Reino Unido e no exterior.
SP4 Desenvolver, promover e explorar as nossas coleções únicas e distintas.
SP5 Garantir a eficiência, a eficácia e a relação custo-benefício em todos os nossos serviços e operações.
Análise SWOT.
A Biblioteca tem um perfil positivo na Universidade, reconhecendo a qualidade de seus serviços e sua gestão sólida e eficaz Os índices de satisfação dos alunos são muito positivos em todas as principais pesquisas (NSS, ISB, PTES, PRES, Pesquisa de Experiência do Estudante) e instalações, e a introdução das Salas de Biblioteca Marjorie Robinson, foram muito bem sucedidas e receberam forte apoio dos estudantes. Temos uma reputação bem estabelecida de excelência em serviços ao cliente, validados por sucessivos prêmios de Excelência no Atendimento ao Cliente. , como evidenciado pelo prêmio de ouro da Investors in People (IIP) e respostas às pesquisas de opinião dos funcionários A Biblioteca tem uma abordagem inovadora para prestação de serviços, com desenvolvimentos recentes no uso de mídias sociais, serviços de consulta virtual, chat ao vivo, entrega de documentos de desktop Os desenvolvimentos nos serviços de biblioteca digital resultaram em uma presença efetiva na Web, integrada novas ferramentas de descoberta de recursos e acesso móvel em todos os serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana são incorporadas como uma provisão principal e são bem recebidas pelos alunos O perfil de Coleções e Arquivos Especiais está se desenvolvendo rapidamente com a aquisição de novas coleções e instalações para exposições A Biblioteca possui relações de trabalho eficazes com parceiros-chave, incluindo LTDS, NUIT, ESS e o Departamento de Pesquisa da Universidade.
Fraquezas
As liquidações orçamentárias ao longo de vários anos comprometem a capacidade da Biblioteca de atender às necessidades dos pesquisadores para novos recursos especializados, particularmente quando é necessário financiamento recorrente. Níveis historicamente baixos de gastos com pessoal inibiram a capacidade da Biblioteca de apoiar o crescimento Falta de espaço para desenvolver instalações de consulta, exposição e armazenamento inibe o desenvolvimento de arquivos e coleções especiais Insatisfação com a provisão de livros texto foi expressa por alunos ensinados em alguns assuntos, refletida em baixos escores NSS e PTES Níveis mais baixos de engajamento com alguns Institutos de Pesquisa afetam a credibilidade acadêmica e a capacidade de apoiar funcionários e pesquisadores As deficiências na disponibilidade, organização e uso efetivo de informações de gerenciamento inibem a capacidade da Biblioteca de planejar e desenvolver serviços efetivamente.
Oportunidades
O desenvolvimento adicional das Salas da Biblioteca Marjorie Robinson permitirá que a Biblioteca ofereça um espaço adicional e mais variado de biblioteca, de acordo com o crescimento do número de alunos. A introdução de novas tecnologias no ensino e aprendizagem, por ex. MOOCs, plataformas de e-learning oferecem novos modos de entrega de informações e engajamento com acadêmicos e outros parceiros Novos modelos de publicação, incluindo novos métodos de revisão por pares e canais alternativos de disseminação O crescente interesse de financiadores e reguladores está acelerando o desenvolvimento do Open Access. gerenciamento de dados, preservação e reutilização de dados de pesquisa; A introdução de novos sistemas de gestão de pesquisa permitirá que a Biblioteca desempenhe um papel maior. O crescimento das culturas digitais exigirá um novo enfoque no apoio da Biblioteca aos pesquisadores que trabalham nessa área. Novas coleções e oportunidades de financiamento externo aumentarão o perfil e o impacto de Coleções e Arquivos Especiais Trabalhar com parceiros externos no setor cultural (por exemplo, Seven Stories) apoia a agenda de envolvimento da universidade O realinhamento de serviços de suporte profissional trouxe novas relações e sinergias com parceiros (LTDS, Student Services) A ​​implementação de um novo sistema de gestão de bibliotecas (ALMA) oferece mais ganhos de eficiência na aquisição e gestão de materiais bibliotecários. Oportunidades para colaboração oferecem benefícios para aquisições e desenvolvimento de serviços com parceiros em vários grupos (eg RLUK, Colaboração do Norte)
Aumento das expectativas dos estudantes por recursos e serviços em um ambiente de altas taxas O crescimento rápido do número de estudantes, com maior diversificação na entrega do curso, tem implicações significativas para o planejamento de recursos e espaço a médio e longo prazo. impactar na manutenção e desenvolvimento de coleções e serviços Aumentar as demandas por recursos especializados para apoiar novas e em desenvolvimento áreas de pesquisa Mudança no ambiente de pesquisa e padrões de trabalho e comunicação do pessoal acadêmico, tornando o envolvimento com pesquisadores mais desafiador Complexidade e custo de desenvolvimento e prestação de serviços e recursos para campus externos e remotos Inconsistência na provisão e entrega de serviços estudantis através de 24/7, expondo a Biblioteca a expectativas e demandas que são difíceis de alcançar Altos níveis de inflação, exacerbados pela fraqueza da moeda, aumentam o custo de recursos impressos e eletrônicos limitando a capacidade de investimento no desenvolvimento de coleções Editores que buscam proteger a renda e permanecerem intransigentes em defesa do "grande negócio" arranjos para o conteúdo eletrônico.
Dependências Chave.
Um número muito grande de objetivos da Biblioteca baseia-se na colaboração efetiva com Escolas e Institutos, em apoio ao empreendimento acadêmico da Universidade. A colaboração e a melhoria da qualidade e profundidade dos relacionamentos com interessados ​​acadêmicos e outros provedores de serviços estão entre as prioridades estratégicas da Biblioteca. Alinhamento estratégico e planejamento conjunto com a ISS é particularmente importante na prestação de serviços integrados de informação para a Universidade.
As dependências listadas abaixo são uma seleção daquelas que estão mais claramente alinhadas a objetivos específicos:
Suporte para estudantes em uso de instalações de TI.
Política e serviços de gerenciamento de dados de pesquisa.
Racionalização de localização, virtualização e gerenciamento de servidores.
Gestão de serviços de cartões inteligentes e serviços de impressão e cópia.
Melhorias de infraestrutura nas bibliotecas.
Manutenção e suporte contínuo para instalações.
Política de publicação de acesso aberto e gerenciamento de serviços de publicação de acesso aberto.

Marketing Universitário.
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Marketing sua biblioteca.
Uma entrevista com Terry Kendrick, guru de marketing estratégico em bibliotecas.
Por Ned Potter | 13 de novembro de 2012.
Terry Kendrick é o guru do marketing estratégico em bibliotecas. Seu livro Desenvolvendo Planos Estratégicos de Marketing que Realmente Funciona é uma leitura obrigatória, e ele escreve, fala e conduz workshops sobre bibliotecas de marketing em todo o Reino Unido e em não menos que 26 países no exterior. Ele também traz uma perspectiva não-biblioteca para a mesa, dando palestras em marketing na Universidade de East Anglia, no Reino Unido.
Eu conversei com ele sobre todas as estratégias de marketing para o meu livro recente The Library Marketing Toolkit (Facet, 2012).
NED POTTER: Você acha que o marketing estratégico é subestimado nas bibliotecas em geral?
TERRY KENDRICK: Eu faço. Eu acho que a definição de estratégia é muito bem respeitada, acho que as bibliotecas são muito boas em escrever documentos estratégicos e acho que elas são bastante razoáveis ​​em fazer programas táticos. O problema é que a parte de planejamento estratégico de marketing nesses programas nem sempre é tão bem comprada, porque é difícil e exige muitos recursos que nem sempre estão disponíveis.
Quais são as conseqüências do marketing como uma reflexão tardia? Como em, as diferenças entre fazer do marketing uma prioridade versus bibliotecas que só fazem marketing se tiverem uma chance depois de terem feito todo o resto?
Muitas bibliotecas são movidas por uma série de iniciativas de preparação de bombas, portanto, muito poucas usam uma abordagem de marketing completa. Muitas bibliotecas sentem a necessidade de comercializar o que fizeram como uma iniciativa, e muitas vezes ficam desapontadas com isso porque isso é feito como uma série de atividades pontuais sem a coerência de um plano de marketing. Existe evidência de que o marketing faz diferença? O que eu vejo na América do Norte - no Canadá em particular, onde eles são mais orientados pelo marketing - é que isso faz uma diferença real.
O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing é entender sua própria biblioteca ou entender o mercado em que sua biblioteca se encontra?
O primeiro passo na criação de qualquer plano de marketing é saber qual é a sua ambição. Se você não sabe o que quer ser, o mercado não importa e suas capacidades também não importam. É muito importante saber como você quer se parecer, colocando alguns números que focarão a mente imediatamente. Se você disser que quer crescer 30% ao longo do próximo número "X" de anos, isso certamente enfocará sua mente no marketing: de onde vêm os 30% do mercado? Quais usuários nos fornecerão problemas, visitas, consultas, hits do banco de dados - o que quer que esteja impulsionando as medidas de desempenho nessa organização.
Há uma dificuldade em usar números, porém: talvez as bibliotecas não estejam acostumadas a planejar assim - acham isso bastante intimidador. Eles querem fazer o lado promocional das coisas em vez do lado mais difícil do pensamento. Eles são muito bons em fazer coisas e é bom fazer algo, mas pensar em algo é um trabalho árduo; isso pode causar discórdia. E como não há uma cultura de conectar marketing com o planejamento estratégico, os números que devem ser usados ​​como parte do plano de marketing são considerados irrelevantes para esse processo quando, na verdade, são muito importantes.
Conte-me sobre a importância da marca da biblioteca se encaixar no estilo de vida do usuário.
Para a maioria das coisas com as quais queremos estar associados, precisamos nos sentir bem com elas. Temos que sentir que, se formos vistos lá, seremos vistos como "bem" pelas pessoas cujas opiniões valorizamos. As pessoas tendem a ter tribos e estilos de vida e vivem suas vidas de maneiras específicas. Nem sempre é o caso de uma biblioteca se encaixar de perto nisso. Se você tem um estilo de vida que, por exemplo, é bastante relaxado, talvez queira que a biblioteca fique relaxada. O problema é que os estilos de vida dos outros podem não ser tão relaxados, então haverá uma tensão na forma como você comercializa seu serviço, o que é muito difícil de fazer. Bons comerciantes podem lidar com isso; eles podem comercializar para diferentes grupos de usuários com diferentes estilos de vida simultaneamente. As bibliotecas nem sempre entendem o ciclo de vida de seus usuários, o que estão fazendo em suas vidas.
Todos os aspectos da estratégia de marketing são verdadeiros, ou tudo deve estar “na especificação”?
Existem alguns conceitos-chave. Uma delas é que cada biblioteca deve avaliar o valor que pode oferecer a seus usuários no modo como eles vivem, as jornadas em que estão durante seus dias corridos e como isso os ajuda a chegar lá. Não faz sentido ter (e falar sobre) recursos quando há pouco valor no recurso; o valor só aparece quando o recurso está em uso. Se você chamar a atenção para o recurso sem explicar os resultados que resultam do uso desse recurso, estará se preparando para ser cortado, porque de repente você chama a atenção para uma pilha de dinheiro sendo gasto (por exemplo, em bancos de dados).
Todas as bibliotecas precisam analisar seu valor. A outra coisa que é fundamental é que nem todos percebem o mesmo valor nos serviços de biblioteca. Assim, para cada biblioteca que faz marketing, é fundamental realizar a segmentação, porque são as diferenças que importam, e não as semelhanças. Não é bom procurar a única maneira verdadeira, mas se você olhar para o valor que cada segmento atribui à biblioteca, você tem a essência do marketing. Seu planejamento deve ser conduzido por segmentos e não pela biblioteca como um todo, com uma estratégia abrangente para a biblioteca. O que traz no negócio e atividade são os segmentos.
Como garantimos que o marketing está em andamento?
Como as bibliotecas seguem certas iniciativas (em vez de planejamento de serviço completo), muitas vezes muitas atividades acontecem sem conexão. É realmente importante, estruturalmente, ter alguém cuja responsabilidade é observar as atividades e encontrar sinergias, principalmente porque sabemos que atividades pontuais de marketing tendem a ser decepcionantes em sua taxa de resposta.
Os resultados reais vêm de uma certa quantidade de “toques” para um determinado grupo de usuários durante um período de tempo. É realmente importante que alguém esteja supervisionando isso. Eles não precisam ser chamados de especialistas em marketing. O marketing funciona melhor quando é uma orientação para a biblioteca como um todo.
A pior coisa que pode acontecer é: enviamos algum marketing que é bem-sucedido, as pessoas respondem e entram para reivindicar a "oferta" que estamos dando a elas, e elas recebem uma resposta ruim. Isso faz mais do que apenas negar a atividade que você acabou de fazer; Isso reforça positivamente a biblioteca como algo que envia mensagens irrelevantes ou faz promessas que não são suficientes. Então, da próxima vez que receberem uma mensagem da biblioteca, o primeiro pensamento será: "Da última vez que recebi uma mensagem, eles fizeram uma oferta que não cumpriram", e não: "Vamos abrir essa linda mensagem da biblioteca".
Compreender o mercado é uma parte fundamental do processo.
Sim, qualquer atividade que uma biblioteca faz ou qualquer serviço oferecido, é improvável que hoje em dia seremos as únicas pessoas que oferecem o serviço que as pessoas desejam. É muito importante, quando você faz uma oferta aos seus clientes, entender que outras coisas estarão em suas mentes, que outras ofertas estão sendo feitas a eles que são semelhantes, que outras formas de alcançar as mesmas coisas que as pessoas terão. Às vezes, há outras maneiras óbvias, como o Google. Às vezes é menos óbvio: pode ser um amigo que eles sabem que pode ajudá-los com a mesma coisa, ou um concorrente forte pode não estar fazendo nada, como em: Por que se incomodar? É importante entender como é a nossa oferta em comparação com as ofertas concorrentes. Se não sabemos disso, provavelmente pensaremos que apenas o marketing fará algo atraente. Mas quem mais está lá? Quem são nossos rivais?
Podemos fazer mais marketing dos bibliotecários do que da biblioteca?
Quanto mais pudermos fazer com que o serviço pareça pessoal, melhor. Uma maneira fácil e rápida de fazer isso é colocar fotos de bibliotecários online e em atividades promocionais. Eu posso entender a relutância em fazer isso, mas nós somos, afinal de contas, um serviço, não um produto. Os serviços são criados por pessoas e dependem de quão bem as pessoas respondem. Os produtos são os mesmos onde quer que você os obtenha. Os serviços são diferentes - as pessoas têm habilidades, o que nos diferencia de um recurso de informações. Desde que tenhamos qualificações de alta qualidade, é melhor promover as pessoas que prestam o serviço do que promover os próprios produtos. São as pessoas que agregam valor à informação.
Alguma dica para ganhos rápidos em marketing de biblioteca?
Algumas das conquistas rápidas do marketing são baseadas nas principais áreas de segmentação e valor. Muitas atividades de marketing levarão um bom tempo para se acumular. Se você tentar analisar todo o serviço de uma só vez, provavelmente verá que o conjunto de ofertas que você tem não é forte o suficiente ou que você não terá recursos suficientes para implementá-las totalmente. Por isso, é melhor escolher um grupo de pessoas que você compreende em termos do que elas valorizam, como usam seus recursos, quais são seus resultados. Então pegue esse segmento através de todo um ciclo de planejamento de marketing. Deve ser mais gerenciável e deve ter impacto relativamente rápido, e todo mundo sabe que nada obtém sucesso.
As pessoas não querem necessariamente fazer uma grande quantidade de marketing; essas pessoas precisam ver essas vitórias rápidas. Há uma frase sobre como você pode levar um cavalo à água, mas não consegue beber. O verdadeiro truque é deixar o cavalo com sede e levá-lo para a água. Para tornar as pessoas sedentas por marketing dentro de sua organização, você precisa mostrar a elas vitórias rápidas, porque nesses tempos difíceis ninguém quer trabalhar duro em algo que não dará frutos por três a cinco anos. Há muitos benefícios a longo prazo, mas é preciso muita coragem para esperar por eles. Então você precisa dos ganhos rápidos para ajudar você a chegar lá.
As pessoas sempre compram em bibliotecas de marketing; eles realmente querem fazer isso. Mas eles vão embora e isso simplesmente não acontece. Seis meses depois, eles escreveram um grande documento descrevendo tudo, mas as prioridades mudaram. Advocacia e marketing, eles têm que ser companheiros de casa, não são? O que um plano de marketing faz é garantir que a oferta que os defensores fazem esteja realmente disponível para que a defesa trabalhe.
É um momento importante porque, se você olhar ao redor do mundo, as bibliotecas estão sendo cortadas. Parece que algo maior está acontecendo, não apenas nas bibliotecas. Temos que ter cuidado porque pode ser que os últimos 30 anos das bibliotecas não tenham atingido a bala no marketing vão finalmente nos custar.
NED POTTER é bibliotecário de ligação acadêmica na Universidade de York, no Reino Unido, onde também gerencia os estagiários de marketing. Esta entrevista aparece em seu Library Marketing Toolkit (Facet, 2012), que está disponível em alastore. ala. Ele fala e escreve regularmente sobre o assunto de bibliotecas de marketing e serviços de informação, tendo fornecido experiência em marketing para clientes que vão desde o Ministério da Cultura da Letônia até a Biblioteca Bodleiana da Universidade de Oxford. Você pode encontrar mais informações sobre o livro dele em librarymarketingtoolkit.
Guia de Ned Potter para Bibliotecas fazendo um ótimo trabalho de marketing.
Topeka e Shawnee County (Kans.) Biblioteca Pública é o rei do ramo digital. Na minha opinião, o site é tudo o que um site de biblioteca deve ser: dinâmico, informativo, variado e elegante, da maneira que todos nós devemos aspirar. Vá até o site da biblioteca e dê uma olhada assim que terminar de ler isso. O gerente de filial digital, David Lee King, que também é colunista da American Libraries, fornece sete dicas para um site de biblioteca incrível como um estudo de caso no livro.
A Biblioteca Pública de Nova York é certamente o exemplo mais bem-sucedido de uma biblioteca que possui absolutamente sua mídia social. Os membros da equipe fazem uso excelente não apenas de todas as ferramentas que você espera, como blogs e Facebook, mas também de Tumblr, Quadrangular e YouTube. Com bem mais de 200.000 seguidores no Twitter (@NYPL), ele é o líder do pacote nessa plataforma e, no Toolkit, o NYPL oferece um estudo de caso para informar como a biblioteca fez isso.
A Biblioteca Pública de Calgary, ao longo da fronteira em Alberta, no Canadá, prova que, mesmo na era das mídias sociais, boas campanhas de publicidade antiquadas podem ser extremamente eficazes. Sua fantástica campanha "Tudo o que você está fazendo" está em todos os lugares: em xícaras de café, em mercearias e até mesmo jateada em calçadas locais. O objetivo era mudar as percepções e realmente funcionou.
A Biblioteca Metropolitana de Columbus (Ohio) é um ótimo exemplo de uma biblioteca que revisou brilhantemente seu marketing. Começou segmentando usuários por comportamento, depois renomeou seus serviços para atrair grupos diferentes e avançou a partir daí. Os membros da equipe da biblioteca fornecem um estudo de caso no livro sobre ir além da contagem (saídas) para medir a mudança comportamental (resultados).
A Biblioteca Pública de Troy (Michigan) ficou recentemente em quinto lugar em uma pesquisa do setor de marketing dos anunciantes mais eficazes dos EUA, atrás apenas da Microsoft e à frente da Ikea, Unilever e American Express. Sua iniciativa mais atraente foi, sem dúvida, sua incrivelmente corajosa (e fabulosamente eficaz) campanha de queima de livros de psicologia reversa, que salvou a biblioteca do fechamento. Assista ao vídeo sobre isso no YouTube.

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